sábado, 21 de março de 2009

o rapto das sabinas...versão garimpo!!!!


Diz a lenda que,dado que a popolução era constituída só de homens,Rômulo organizou um festival a Netuno e convidou os sabinos povo vizinho,com suas filhas e mulheres...no bom da festa os romanos raptaram as mulheres solteiras e viúvas e levaram para Roma...deu um rebuliço..guerra e no final os dois povos se acertaram...mais as mulheres prefiriram ficar em Roma e não voltar mais para os sabinos....fiz esta introdução somente para justificar o titulo acima na história(ocorrida mesmo!!!)., a qual vou narrar hoje:
Estava parando em um hotel em Alta Floresta do Mato Grosso.,um hotelzinho muito acolhedor.,aonde os garimpeiros gostavam de ficar,por que era asseado.,confortavél e o dono., o velho Bruno., era um Paranaense,daqueles bom de prosa., e nunca faltava o chimarrão....e velho era viúvo., e estava vivendo com uma "gatinha" de uns 21 anos.,morena,cabelos compridos.,linda de dar inveja...era um xodó dos brabos..o velho enchia a menina de minos e presentes...cordão de ouro...pulseira e etc....cuidava bem.,pois tal qual a Roma antiga.,mulher daquele tipo era raridade ali....
Um dia apareceu um paulista se dizendo comprador de ouro.,boa pinta..bom papo e foi ficando no hotel....ia para os garimpos e quando voltava se hospedava lá....notava que a Sandra(a "ficante" do velho),jogava um charme pro lado dele., e o velho nada de se tocar..e à coisa foi evoluindo e o paulista começou a "pegar" a gata pelos cantos do hotel...quando o velho ia fazer alguma coisa(ir no banco por exemplo).,os dois sumiam da vista dos hospedes....
O paulista era um bom papo e fez amizades com todos....qualquer assunto o cara estava por dentro.....certo dia ele falou que ia ficar uns dias em Curitiba., e dentro de um mes voltava...fiquei alegre.,pois tinha feitor um penhor na Caixa Economica em Curitiba,quando tinha ido da ultima vez para o sul., e estava com o comprovante e o penhor estava prestes a vencer. O penhor era de um cordão de ouro de 10 gramas com uma pepita de 3 gramas de ouro que eu mesmo tinha garimpado no Rio Telles Pires...era meu xodó...entreguei o comprovante e o dinheiro para ele resgatar o cordão para mim....ele ia para o sul., no fim de semana., e eu ja estava de partida para o garimpo....quando voltasse do garimpo ele ja teria voltado de Curitiba,com o meu cordão....bem fui para o garimpo,fiquei um mes e uma semana lá..quando voltei para Alta Floresta,fui direto para o Hotel...cheguei e estava o velho Bruno na portaria...assim que ele me hospedou perguntei:o paulista ja voltou???..o velho avermelhou....branqueou e perguntou se eu tava gozando da cara dela.,ou tinha perdido o respeito...fiquei vendido com a reação do velho....afinal ele viu que eu estava por fora e me disse:o "desgraciato"foi embora e roubou a minha Sandra!!!!este não poe mais o pé aqui....ou seja...ele ja tinha planejado tudo..ia fugir com a sirigaita!!!! levou a gata do velho...meu cordão de ouro e o dinheiro para o resgate!!!!no mesmo instante me lembrei da lenda do rapto das sabinas!!!!...e assim era a vida na antiga Roma e tambem na nova Alta Floresta....um abraço.,fui...ah..a fotografia acima
é de um ouro de aluvião depois de azogado e queimado.....na próxima.,vou contar a história de um maranhense que levou o maior bolo da sua companheira...aguardem

Nenhum comentário: