sexta-feira, 10 de outubro de 2008

o bandeirinha....

da rodoviaria de Porto Velho.,embarcamos eu e o meu novo amigo garimpeiro., em um onibus da viação Novo Estado....afinal.,tudo cheirava à novo.,pois Rondônia a pouco tinha adquirido o status de estado(janeiro de 1982)., e estavamos em maio de 1988.chegamos finalmente a uma localidade chamada "girau"(aonde hoje vai ser contruida uma das usinas do PAC).dali andamos à pé por mais nove kilometros e chegamos a beira do Rio Madeira...o impacto visual foi enorme pois nunca imaginava ver o que vi...mais de 100 dragas uma amarrada a outra e uma vida mercantil forte.,com postos de combustiveis flutuantes.,mercados,fármacias e boates..tudo flutuante.,conforme mudava o fluxo do garimpo.,mudava essa turma toda.Ali tinha diversos botes.,com motor de poupa.,com uma bandeira amarrada ao lado do motor.,embarquei em uma e fui em direção aquelas dragas.,ver se achava uma vaga para trabalhar...mesmo sendo um "brabo"(expressão que no garimpo quer dizer aquele que não sabe trabalhar),tinha esperança.Ao chegar as dragas o piloto da voadeira(barco).,me cobrou o equivalente a mais ou menos r$ 20,00(vinte reais) de hoje....mais estava sem dinheiro...pressão de lá...pressao de cá., e fui obrigado a dar o meu relogio em troca do frete!!!!. Ali tiver a primeira lição do garimpo:toda a voadeira que tem uma bandeira.,faz o mesmo serviço de um taxi!!!.,não entre nela sem dinheiro...não consegui a vaga.,pois brabo em garimpo sofre...voltei para a margem do rio de carona;.fiz de volta os nove kilometros e de carona.,fui ate um outro garimpo..o garimpo do Palmeral...e ali a aventura finalmente começava.... ate segunda amigos.,um abraço
gersonafo@gmail.com

Nenhum comentário: